sábado, 10 de dezembro de 2022

Resenha: Percy Jackson e o Ladrão de Raios - Rick Riordan

 O RAIO MESTRE DE ZEUS FOI ROUBADO, E AGORA?

   Minha história com a saga dos olimpianos começou em meados de 2018 e logo de cara devo afirmar que foi extremamente viciante. Toda a primeira saga por si foi uma experiência única de se ler e todas as emoções sentidas foram de outro mundo.


   A premissa do primeiro livro todo mundo já deve conhecer, ainda mais pelo fiasco que foi o primeiro filme, mas infortúnios a parte, o ladrão de raios é um livro que trás um plot-twist logo na metade da leitura e com um gancho no final para que o próximo volume seja lido. Aqui temos Percy, que desde criança sofre com os sintomas de ser um (puta) semi-deus (semi-deus seria o resultado genético procriação de um deus e humano, são mortais, porém dotados de diversas habilidades sobrehumanas). aprendendo a lidar com isso, o filho de Poseidon é diagnosticado com dislexia e toma remédio para amenizar os sintomas, mal sabia ele que só sofria por causa da inibição de seus poderes e habilidades.

   No desenrolar da história, Percy acaba chegando ao acampamento meio-sangue com ajuda de um amigo para ficar a salvo, o acampamento é invisível aos humanos por causa da névoa mágica que protege todos os semi-deuses, os instrutores do acampamento treinam para controlar e desenvolver suas habilidades e poderes. 

   O acampamento possui vários chalés (que seria equivalente às casa em Hogwarts, Grifinória, Sonserina, Lufa-lufa e Corvinal), cada um correspondendo aos deuses do Olimpo, onde o filho ou filha de cada deus fica na casa do seu respectivo pai/mãe.

   Nem preciso falar na cachorrada que é o chalé de Hermes, os semi-deuses que chegam e não sabem de qual divindade é prole é acolhida por este, a organização do chalé de Atena, a carnificina do chalé de Ares, a perfeição do chalé de Afrodite, a solidão do chalé de Hefesto, a cachaçaria do chalé de Dionísio (deus banido do Olimpo que atualmente é diretor do acampamento e é extremamente ranzinza), a sonoridade do chalé de Apolo e o extremo abandono do chalé dos três grandes (Zeus, Poseidon e Hades) onde nosso deus dos mares quebrou a promessa que os três fizeram de nunca mais procriarem com humanos. E isso vai dar em muita, MUITA treta.


   As aventuras de Percy, Groover e Annabeth são incríveis, viciantes e espetaculares, em nenhum momento tive vontade de abandonar a leitura (por mais que este livro seja o mais "fraquinho" de todos os cinco) por ser incrível, o universo criado é espetacular, a linguagem é tão fácil que se perder a fundo na leitura acontece em dois segundos. Tive diversos arrepios que nunca senti lendo nenhum outro livro (e olha que eu tenho experiência quanto a leitura kkkk). Extremamente memorável e um marco na cultura pop atual, PJO (como costumamos abreviar "Percy Jackson") está contribuindo para o molde dessa geração.

0 comentários:

Postar um comentário

Que tal um comentário?