domingo, 30 de julho de 2017

Resenha #27: Quente, Feito Tequila - Brendow H. Godoi





Autor: Brendow H. Godoi
Editora: Penalux
Ano: 2017
ISBN: 9788558331944
Número de Páginas: 356
Gênero: Romance

Sinopse:


   Quando foi que a ficção deixou de ser verdade? Melhor dizendo, quando foi que a escrita ávida de Brendow H. Godoi saiu da gaveta, e penetrante, fulminou em nosso psiquismo? Conheci esse poeta pela internet, espalhando versos nada enigmáticos e totalmente sinceros com sua vontade (necessidade?) de formentar a literatura. Eu me identifico com sua coragem em demonstrar tudo o que vê e sente; até mesmo as obscuridades que existem em seu inconsciente. "Quente, feito tequila" é o livro que faltava em minha estante, que me ascende à vontade de entender o que passa na mente de alguém que esá recomeçando por outros caminhos, porém, com um passado tão devasso, que a atormenta a todo instante. Senta! Pega seu copo de uísque, ou então seja fiel, pegue uma dose de tequila e efervesça com esse romance que te consumirá em frases poéticas.
                                                                                              -- Tatiana Aline Santana.
Resenha:


   Recentemente o blog fechou parceria com a incrível Editora Penalux! A Editora me enviou um e-mail perguntando se eu tinha preferência por algum título, e é óbvio que eu disse sim, pois eu já havia rolado no catálogo da editora e eu estava babando por ''Quente, feito tequila'', e uma das coisas que logo me chamou a atenção, foi primeiramente a capa, e segundo o título me deixou bastante intrigado, então solicitei esse título e chegou bem rápido, li em dois dias essa maravilha e só não saiu resenha antes porque meu notbook estava quebrado e só chegou hoje (30/07/2017).

Ah, Belo Horizonte, por que diabos eu fui te conhecer? Cruel e maravilhosa. A soma de dois extremos. Fria e calorosa. Aconchegante e torturante, o berço dos meus mais encantadores e sórdidos sentimentos. Padroeira dos meus sorrisos intensos. Madrasta das mais geladas lágrimas que eu deixei de prêmio, em cada esquina."  -- Pág. 17
  A narrativa do incrível Brendow, conta a história da Carolina S. Medeiros, uma linda ruiva, da pele clara e lésbica, uma mulher que não teve tanta sorte assim durante a adolescência e por isso teve que acabar fugindo de casa e parar em Belo Horizonte, mal sabia ela, que lá os problemas apenas começariam...

"Ai ai, o ser humano é uma peça, mesmo. Nos momentos de aflição, implica ser forte, positivo e autoconfiante. Esse discurso furado de confiar em si mesmo é uma piada que foi criada e vendida por um filho da puta sem alma."
  Chegando em Belo Horizonte, Carolina conhece pessoas, passa a ver e fazer coisas, se vicia em álcool e vai parar na prisão.

"Meu coração não tem dono. Assim como seu não deve nunca ter."
  Para se virar, nossa protagonista passa a se prostituir, e adota um nome de guerra chamada "Tequila", até que por um tempo, ela tentou sair dessa vida, e quase conseguiu, porém as contas foram chegando e  o desemprego batendo fortemente em sua porta, até que em última opção, decidiu voltar para a vida da prostituição. Tequila estava de volta a ativa.

"Tinha me esquecido do quanto é bom estar viva."

   Tequila, em um de seus programas, vira a garota da senadora Sueli que apartir daí eu não posso mais entrar em detalhes já que eu não vou conseguir segurar o spoiler hahahahahaha.

" Loucura e morte estão atreladas, são as únicas portas que ficam abertas no fim do caminho, esperando por nós."
  A Tequila desencadeia uma doença cardíaca devido ao seu vício em cigarro e álcool, vê a vida dela mesma passar diante dos seus olhos por duas vezes e pessoas amadas indo embora.

"Bom, talvez eu seja privilegiada. Sei o que vai me matar e escolhi a minha forma de morrer: afogada no álcool e intoxicada na fumaça."
  Eu costumo dizer a todo mundo que eu me apaixonei por esse livro desde que eu li a primeira página. Não só por apenas me identificar com o linguajar e atitudes da protagonista, mas sim também pela mensagem que o livro aborda. Corrupção, abuso sexual, abuso de poder, mundo da prostituição e homofobia são tratados no livro, alguns desses de uma forma bastante sutil e discreta, se você simplesmente "ler por ler", possa ser que deixe de notar isso.

"Corações são como xícaras de café, devem estar sempre quentes. Se esfriarem, é melhor pedir uma cerveja."
  "Quente, feito tequila" é um livro que marcou muito minha vida, foi um livro bastante profundo, onde nele eu pude refletir, sentar com calma e rever alguns conceitos. Sem dúvidas todos os jovens deveriam ler esse livro e pensar um pouco.

"Cada gole é um suicídio. Cada tragada, uma pá de terra na minha sepultura"
  Sem dúvidas essa foi a melhor leitura que eu fiz de todos os tempos. Meus amigos estão fartos e ao mesmo tempo curiosos para conhecerem a Tequilinha de tanto que eu falo nesse livro. Esta obra é aquela que faz com que o leitor olhe com outros olhos na estante e abrir um sorriso quando se lembrar o quão gostoso foi a leitura. O autor é um poeta e esse é seu primeiro romance, ele soube induzir muito bem essa pegada de romance com uma pitada de poesia. Eu estou simplesmente apaixonado pela escrita do Brendow e eu vou sim ler mais escritos dele.


Entrevista:


  Durante o tempo que eu estava lendo, troquei algumas mensagens com o autor, que foi super atencioso, me tirou dúvidas e quando terminei de ler, eu não resisti e perguntei se ele toparia uma entrevista, dei sorte, o autor aceitou de cara! Teclar com ele foi muito produtivo.

1. O que te inspirou a criar a história?

  Era pra Tequila ser um homem. Escrevi um parágrafo aqui, outro ali. Daí, achei o personagem muito "Bukowskiano" e pensei: E se ao invés de homem, fosse uma mulher? E se ela fosse prostituta? E se fosse lésbica? A imaginação foi correndo solta na medida em que fui escrevendo.

2. Em quê você se inspirou quando criou a Tequila?

 Pra ser sincero, em ninguém. Ela é fruto dela mesma, ela auto se inspirou e nasceu. Foi um acidente provocado, planejado.

3. Visto que esse é o seu primeiro romance, como foi escrever? Pretende dar continuidade ao gênero misturando romance com uma pitada de poesia?

Foi extremamente agradável escrever esse livro. Na minha opinião, o gênero mais difícil de se aventurar, é o romance. Exige muito do autor. Os detalhes tem que ficar amarrados, a história tem que fazer sentido em tudo. Até o fim do ano, vou publicar um de poesias, que já está quase pronto. Mas eu posso afirmar com certeza, que o romance é o meu gênero textual favorito.

4. Além de ser seu romance de estréia, como foi para você dar vida a uma protagonista mulher?

Sensacional. Me orgulho muito disso. Orgulho não só por Tequila ser mulher, mas ser uma mulher pobre, do interior, homossexual, viciada, doente e prostituta. Na escala da marginalização, ela se destaca. Busquei afrontar o machismo e o preconceito. Dei um final feliz a ela. Quis mostrar que ainda que o mundo esteja contra você, ninguém pode te parar.

5. Por qual motivo Tequila? Já que no livro não faz menção de onde surgiu o nome da protagonista, de onde ela tirou o "Tequila". E a Carolina só bebe basicamente vinho (que por acaso é o vício dela) e uma vez ou outra faz mensão de uísque ou cerveja.

 A Tequila é uma das bebidas mais fortes e sofisticadas do mundo. É de origem latina, do México. Uma das suas características, é elevar o calor corporal da pessoa, consequentemente, o seu libido sexual. Existem pesquisas que dizem que a pessoa que consome Tequila numa noite, tem 95% de chances a mais de ir pra cama com alguém, se for comparada a outra pessoa que ingeriu qualquer outro tipos e bebida. A tequila é uma bebida jovem, promíscua, caliente. Ela possui a coloração rubra, o que casou com a cor dos cabelos da personagem. Sei lá, pensei nisso. Fogo, calor, libido.

6. O autor pretende dar continuação a obra?

Pretendo. Decidi a pouco tempo, que Tequila será uma trilogia. O próximo da saga, sai no ano que vem. "Frio, feito uma lágrima de adeus". Ou algo do tipo hahahahahaha.

Mais uma vez Brendow, obrigado!
Playlist:

 Eu criei uma playlist das músicas que eu ouvia enquanto lia "Quente, feito tequila" e você pode conferir clicando AQUI

Nota:



 Mais uma vez, obrigado Editora Penalux, pela confiança e por todo suporte!

Para comprar o livro físico CLIQUE AQUI

 

0 comentários:

Postar um comentário

Que tal um comentário?