quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Resenha #23 O Homem que Plantava Aves - Gociante Paltissa





Autor: Gociante Patissa
Gênero: Contos
Ano: 2017
Páginas: 184


"A humanidade mais não é do que uma busca, ás vezes cega,  da noção de pertença."


      As aves no coração da aldeia eram prestimosas mensageiras. Disputavam
o céu, cada espécie tentando caprichar num rol de acrobacias desinteressadas.
Anunciavam ora cacimbos de grande caçada, ora estações de férteis chuvas. Um 
lindo espetáculo de se ver. Várias sessões ao dia. Garças pela manhã, cegonhas ao meio dia, gaivotas ao cair da tarde. À boleia, até as corujas, odiadas pelo seu mau presságio, e daí o pânico, viam-se temporariamente toleradas.



   O Homem que Plantava Aves é uma coletânea de contos e uma fábula, que retratam culturas e histórias da Angola. Um dos temas abordados é uma guerra civil de 3 décadas e os desafios do pós-conflito. Benguela e a região Umbunda são os principais cenários dos contos. 



"Liberdade ou morte, ao inimigo nem um palmo da nossa terra."




"Cubanos e angolanos unidos pela mesma farda na linha da frente, dando corpo á barreira na fronteira com a província do Huambo. Vai-se lá saber porquê, as baixas neste dia só falavam espanhol. O inimigo é como vocês, fala como vocês; como sei que não são vocês?"



Autor: "A ideia da publicação destes contos, nasceu durante a minha presença na feira internacional do livro de Frankfurt, Alemanha, em 2016.
Nessa ocasião, em correspondência com os editores da Penalux, com a qual tive o grato prazer de publicar, no Brasil, a coletânea de poemas intitulada "Almas de porcelana", foi sugerido o desafio de uma nova experiência em prosa". 



"A vida perdia sentido na ausência de motivos para se lamentar".



"É que nessa aldeia, distante, distante do nosso tempo, havia espaço para tudo, menos para a felicidade de pessoas com deficiência". 



"Não é com as pernas que corremos, é com o pensamento".



Avaliação: 1 café 

0 comentários:

Postar um comentário

Que tal um comentário?