terça-feira, 4 de julho de 2017

Resenha #13: A Revolução dos Bichos - George Orwell




Título original: A Revolução Dos Bichos 
Autor: George Orwell
Tradução: Heitor Aquino Ferreira
Gênero: Ficção
Páginas: 152
Publicação: 1945


Sinopse:

Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granja Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan " Quatro pernas bom, duas pernas ruim ".
Mas não demora muito para que alguns bichos – em particular os mais inteligentes, os porcos- voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, mas agora inspirado no lema "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros ". A historia da insurreição libertária dos animais é  reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados a força.
Instrumentalizada na época da guerra fria como arma anticomunista, a revolução dos bichos transcende os marcos históricos da ditadura stalinista que a inspirou e resplandece hoje, passados mais de sessenta anos de seu surgimento, como uma das mais extraordinárias fábulas sobre o poder que a literatura já produziu.  


"Lembrai-vos também que na luta contra o homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios." - pág 15 . 

Resenha: 

Esse livro é uma sátira (ou uma fábula) que utiliza dos animais para criticar o comportamento dos humanos. Esse livro foi publicado no ano de 1945 e ele foi bem polêmico na época porque faz uma critica ao regime stalinista, as pessoas ficaram espantadas com a semelhança da história dos animais com o que estava acontecendo na época, mas essa situação se reverteu como diz no próprio livro: “ Poucos anos depois, a situação se inverteu: com o acirramento da guerra fria, o ocidente passou a usar a fábula política de George Orwell como arma ideológica anticomunista, situação incomoda para o próprio autor, que se professava socialista e havia lutado como voluntario ao lado dos republicanos na guerra civil da espanhola”.

O livro conta a história dos animais da fazenda solar , que cansados de serem explorados pelos humanos (especialmente pelo dono, o Senhor Jones), resolveram assumir o controle da fazenda com o objetivo de trabalhar em beneficio próprio num sistema igualitário com o lema "Quatro pernas bom, duas pernas ruim", mas com o passar do tempo os porcos que dizem ser mais inteligentes do que os outros animais, vão assumindo o poder e fazendo com que os animais trabalhem cada vez mais, e ganhem cada vez menos comida, além disso eles também alteram os 7 mandamentos,
 que eram como regras para que os animais vivessem bem sem ser como os humanos. Com o tempo, os porcos vão quebrando cada uma das regras e manipulando os animais para que pensem que apesar de tudo eles estão vivendo melhor do que na época de Jones. Esses animais adquirem coragem de derrubar os seus exploradores humanos, porém pouco depois se vêem numa nova escravidão e mais impiedosa nas mãos de seus semelhantes. Os animais deveriam ser tratados iguais porém "Alguns são mais iguais que outros". A revolução acaba se mostrando uma tirania, os lideres desse regime totalitário (os porcos) usufruem de privilégios e progressivamente restituem um regime de opressão.   

Avaliação: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Esse livro tem uma história bem intrigante que prende você do começo ao fim, ele tem uma leitura super fluida, e a historia é contada de uma forma fácil de compreender. 



0 comentários:

Postar um comentário

Que tal um comentário?